Como ir alem no que estou tentando fazer!?

Olá, sou Gilmar Castilho, tenho 18 anos atualmente, moro em São José dos Campos-SP, faço desenhos de vários estilos mas o foco é historia em quadrinhos, sendo mais especifico, e estou tentando mostrar os trabalhos que produzo.
Enfim, "Como ir alem no que estou tentando fazer!?" foi minha pergunta, e como ação pra conseguir, estou criando esse blog, assim acho que posso mostrar o que fiz e ainda estou fazendo, e mostrar como estou avançando nesse mundo.
Vá em frente, dê uma olhada por aqui, e se gostar volte qualquer hora pra ver as novas postagens, nos vemos por aqui.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O que é um "Quadrinho Nacional"?

 Bom, esse assunto sim com certeza é polêmico, acho que, o que posso falar sem me estender e ser clichê, cabe à interpretação de cada um, assim como o título.
 Já é de conhecimento de todos que o mercado nacional de quadrinhos tem certo potencial para produzir seus próprios, e não mais importa-los. Mas aí é o X da questão, no Japão vemos a fascinação pelos Mangás produzidos lá, e nos EUA embora sejam exportados para vários países, vemos que as Comics fazem parte cultural. Alguns apontam que com um bom mercado nacional iremos parar de importar de outros países, o que acho que não vai acontecer bem assim, mas vamos por etapa.
 Deixando claro, essa é a minha opinião e visão sobre esse assunto, cada um tem seu conceito e princípios, não podemos dizer que estou comparando diretamente.
 O ponto alto desse texto é, “se os quadrinhos serão nacionais, porque fazer como se fossem americanos, japoneses, etc ”, realmente, acho que fazer uma coisa tão voltada pra cultura de outro país estando no brasil, não rola, mas as influencias acho que são de escolha do autor o quanto usar, vai a nível de compreensão das outras pessoas. Nesse post posso falar apenas da minha opinião, que é: podemos fazer um estilo próprio de quadrinhos, não precisamos seguir a receita de outros estilos de outras culturas, mas claro que como ainda não temos a “cultura do quadrinho brasileiro” propriamente dito, tudo que vejo são pontos das laterais se baseando em outros estilos, mas vejo esses pontos se aproximando, acho que levando por vários estilos, o Brasil experimentando diferentes formas de quadrinho, num futuro, que não o vejo muito distante, o Brasil terá um estilo próprio de fazê-lo.
 Mas, isso vai de autor pra autor, como tem escritores que fazem ambientações parecidas com ostras culturas a fora, claro que se pode fazer o mesmo com quadrinho, só acho meio prepotência dizer: “O brasileiro não consegue fazer um material parecido com mangá ou típicos quadrinhos americanos”, acho que podemos fazer algo bem parecido, mas acho que por começo, o Brasil descobrirá o seu próprio estilo com o tempo, na minha opinião, público, isso tem.

Cada um vai interpretar essa opinião de uma forma, mas com certeza da mesma forma que cada um interpreta esse texto, interpretam o termo “Quadrinho Nacional” de um jeito, se para você quadrinho nacional pode ser feito como Mangá, continue fazendo, se pode ser feito como Comics, faça também, acho que o importante agora, é não parar de faze-los, pois se parar agora, com certeza não virá um mercado nacional fixo de quadrinhos feito aqui mesmo.

2 comentários: