Como ir alem no que estou tentando fazer!?

Olá, sou Gilmar Castilho, tenho 18 anos atualmente, moro em São José dos Campos-SP, faço desenhos de vários estilos mas o foco é historia em quadrinhos, sendo mais especifico, e estou tentando mostrar os trabalhos que produzo.
Enfim, "Como ir alem no que estou tentando fazer!?" foi minha pergunta, e como ação pra conseguir, estou criando esse blog, assim acho que posso mostrar o que fiz e ainda estou fazendo, e mostrar como estou avançando nesse mundo.
Vá em frente, dê uma olhada por aqui, e se gostar volte qualquer hora pra ver as novas postagens, nos vemos por aqui.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Como Escrevo as Histórias, Elaboro o Roteiro e Storyboard

 Bom muita gente vem me perguntando na página do facebook como faço roteiro, criação de
Historia completamente escrita sobre storyboard.
personagens, design das páginas, quadrinização, retículas, enfim muita coisa mesmo haha, então com este post estou abrindo alguns tipos de “tutoriais” que podem ser encontrados na guia “Produzindo” ali em cima, e vamos ao primeiro de muitos.
  Inicialmente acho que quando você vai pensar em uma história o interessante é já fazer um plot bem curto, uma frase com o mínimo de palavras para descrever sua história, por exemplo se eu fosse descrever Naruto:

“Um garoto órfão que teve um demônio selado dentro dele e quer se tornar um ninja e futuramente um hokage para ganhar respeito.”


Começar com um plot assim eu acho bem legal, depois disso tentar trabalhar um pouco mais na história e refazer o plot, vou dar um exemplo considerando que Naruto virou hokage:

“Um garoto que perdeu os pais em um ataque de um demônio, e nesse ataque os pais dele selaram a criatura dentro do seu corpo, sofrendo preconceito desde pequeno o garoto se esforçou para se tornar um ninja e depois de muitos anos virou um hokage, assim mostrando ser digno e ganhando respeito.”

Storyboard das paginas iniciais de Além de um Nome.
Pronto nessa fase o final já está parcialmente formulado “[...]depois de muitos anos virou um hokage, assim mostrando ser digno e ganhando respeito.” Agora se trabalharmos mais um pouco conseguimos já separar o começo meio e fim, que logo sabemos que são obrigatórios para qualquer história né? Haha O início é ele perdendo os pais e a raposa sendo selada, o meio é ele enfrentando o caminho ninja e o final é ele se tornando hokage. Acho importante você sempre saber onde quer chegar no final das contas antes de começar a escrever de fato, para não se perder o rumo.
 Depois vou escrevendo o enredo, os detalhes que explicam o ambiente em que vivem, as sub tramas, enfim todo o resto que é importante e indispensável, a partir desse plot mais elaborado.
 Quando termino o roteiro todo escrito, TOTALMENTE escrito, com falas, narração e tudo mais, acho que se torna questão de agrado pessoal, quando tiver satisfatório pra você ai você acaba parando de mexer, as vezes estou já desenhando a história e acabo fazendo alterações, isso acontece, mas enfim, depois disso só há mais um passo para se resolver para já fazer o manuscrito finalizado, Storyboard!
Comparação de storyboard e pagina parcialmente finalizada de Além de um Nome.
 Para fazer o storyboard é mais tranquilo pra quem tem mais facilidade em desenho, sabendo como contar a história em quadros, organizar as páginas e essas coisas acho que já vai ter um resultado que você vai ficar bem contente. Você já deve ter reparado nessas imagens que estão no post, bom esse storyboard é da minha atual história que estou fazendo, notasse que não precisa ser um storyboard "bonitinho" (algumas páginas você mal consegue entender o que fiz! Haha) mas você conseguindo ter noção de como imagina encaixar as cenas já está ótimo.

 Bom, acho que o post ficou bacana pra explicar como eu faço, para aqueles que queriam saber como, acho que já está resolvido, não digo que o jeito que faço é o correto, também nem que só tem uma maneira de fazer, mas acho que com isso você pode ter uma visão já para um lado mais elaborado da coisa, e não simplesmente desenhar sem saber ao certo onde aquilo vai levar, para mim essa jeito que faço dá certo, se bem que a primeira história, Deny Soul eu não fiz isso haha, pois eu não conhecia muito sobre roteiro, deixando claro.

 Então é isso ai galera, espero que tenham gostado, farei mais posts de como faço as HQs, basta olhar em “Produzindo”, um abraço, até mais e nos vemos por aqui!

2 comentários:

  1. estou bem esclarecido, mas agora vem um problema ainda pior... como fazer roteiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts, sinto muito se deixei escapar um pouco dessa parte, mas pode mandar mensagens na pagina do blog com qualquer duvida que tiver, que tentarei ajudar ao maximo no que puder!

      www.facebook.com/ObraForadeRegistro

      Excluir